Estudar, se atualizar, o que é de fato diferencial ou continuidade?

Estudar, se atualizar, o que é de fato diferencial ou continuidade?
Na Estética, assim como na Medicina e Odontologia, os profissionais precisam se atualizar constantimente. O que por vezes é confundido como gasto, o investimento na continuidade acadêmica ou profissional não é mais um diferencial, e sim uma obrigação. Ser bom não é marketing, saber fazer não é expertise, se destacar é contagiante, mas não é continuidade profissional. 
Por vezes, a imagem pessoal é confundida com acuidade profissional. Precisamos mostrar nossas habilidades e divulgar nossas realizações, todavia, com total zelo e ética, mas quando se trata de buscarmos mais conhecimento precisamos entender antes de mais nada, que se trata de uma obrigação profissional de respeito e amor ao propósito maior da saúde estética.
Toda vez que eu vou montar o cronograma e conteúdo progamático de um curso ou palestra, me preocupo independente do tempo que terei para falar, com a sequência lógica do propósito: fisiologia, anatomia e reações, consequênica, indicações e contra indicações, método de aplicação, associações etc … com oobjetivo em mostrar o caminho do conhecimento para que possam elaborar uma  avaliação clínica personalizada e conduzir o Protocolo ou Roteiro Clínico de atendimento com segurança para adaptar-se conforme necessidade das condições inestéticas apresentadas para o tratamento.

Aumejo na estética como um todo, independente da formação de cada um(a), uma hegemonia de ações para a continuidade de formação não ser baseada na moda da vez, ter sim acesso ao “novo” ao que “no momento” está no auge; mas sempre embasados e conscientes que a fisiologia é a base, a ciência o norte, mas a prática é soberana. Traçar seu plano de atendimento baseando-se na conduta do mercado é perigoso, mostrar e saber mostrar ao seu cliente o que de fato é necessário e condiz com a necessidade estética saudável dele, é diferencial de sucesso. Logo, você é o seu diferencial de sucesso, as ferramentas , técnicas tecnologias, principios ativos etc, são coadjuvantes para seu desempenho clínico.

MUITAS ferramentas de trabalhos (eletroterapias, ativos etc) estão subutilizados em nossos consultórios ( salas de atendimento), clínicas etc, pois estamos por vezes, subjulgando nossa formação e capacidade de inovar, os cursos cada dia mais versáteis(métodos, metodologias, credenciamentos etc) são base importantes de continuidade, MAS, defendo aqui, uma bandeira única sem distinção de classes, uma maior acuidade profissional, onde sua formação limitará sua área de atuação, sua capacitação indicará sua habilidade de extensão e a constante continuidade determinará sua performance se atuação.

Juntos iremos codificar um mercado muito rico e de intensas possibilidades a Estética assertiva e não invasiva, mas onde o foco e a habilidade prática serão mais importantes do que o Marketing e titularidade. Onde investir na continuidade e estudar são obrigações para o desenvolvimento, identificar e traçar sua melhor versão com amor e dedicação são os verdadeiros alicerces.

Desejo a todos nós saúde e prosperidade.
Beijos,Lívia Gomes.

 

Share:

Tags: Estudar, se atualizar, o que é de fato diferencial ou continuidade?

Lívia Gomes

Graduada em Estética e Imagem Pessoal. Extensão em Física Quântica, Histologia Clínica, Acupuntura Estética e Peelings Faciais.

Comments